Viva a experiência 
de cursar Medicina 

na universidade que já formou mais de 1.700 médicos. 

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR AGORAINSCREVA-SE

Mais de 90%
de professores
mestres e doutores

+ de 1700
médicos(as)
formados(as) 

Instituição com
+ de 35 anos

de tradição em ensino 

Mais de 

8 instituições
de saúde conveniadas 

Seu sonho é Cursar Medicina? 

Na UniCesumar, você tem uma formação ética-humanitária e conta com infraestrutura completa em nossos campi para realizar práticas desde o 1º ano de curso, em laboratórios inovadores.

O campus Corumbá tem 

nota máxima (5) pela avaliação do MEC.

Medicina da UniCesumar Maringá está entre os 

poucos cursos do Brasil acreditados pelo SAEME-CFM.  

Corumbá/MS

Com 5 mil metros quadrados recém-inaugurados, na cidade 
mais segura do país.

Maringá/PR

Estude na melhor cidade do Brasil 
para se viver. 

Aproveite a oportunidade de se inscrever no  
5º melhor curso de medicina  do país até  dia 20/10!

É só preencher abaixo!

Práticas, trabalho em equipe e criatividade.  Conheça a PBL!

Nossa metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) prepara você para os desafios reais da 
medicina, desenvolvendo competências essenciais através de casos práticos. 

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR AGORA

Conheça o curso de medicina Unicesumar 

Conheça suas disciplinas 

O currículo do curso de Graduação em Medicina (MED) da Unicesumar é um programa anual e integral, com uma carga horária total de 8.289 horas. Esta carga horária inclui 7.340 horas de disciplinas , 830 horas de atividades de extensão e 119 horas de atividades complementares.



A seguir, a distribuição da carga horária por série: 

FAÇA O DOWNLOAD DA GRADE COMPLETA
Grade de Disciplinas por Série
  • 1ª Série: 9 disciplinas, com uma carga horária total de 1.040 horas.

  • 2ª Série: 10 disciplinas, com uma carga horária total de 1.120 horas.

  • 3ª Série: 13 disciplinas, com uma carga horária total de 1.220 horas.

  • 4ª Série: 9 disciplinas, com uma carga horária total de 920 horas.

  • 5ª Série: 8 disciplinas, com uma carga horária total de 1.590 horas.

  • 6ª Série: 7 disciplinas, com uma carga horária total de 1.450 horas.

Laboratório de Simulação Clínica e Habilidades 

Dois pais acabaram de perder o filho em um acidente de carro. Eles estão prestes a receber a notícia e você é o médico responsável. Como você reagiria? Na UniCesumar, você se prepara para lidar com esse tipo de situação. 

Este é apenas um dos cenários possíveis no Laboratório de Simulação Clínica e Habilidades - SimuLab, que mostra o quanto estamos preocupados com uma 
formação humanística. 
Na sala ao lado, o restante da turma assiste à cena por um vidro espelhado e discute, enquanto atores interpretam os pais. 

O SimuLab possui 6 consultórios com sala de espera e ambientes que simulam, também, uma casa, em um espaço que recria a atmosfera real, além carros de emergência equipados com desfibriladores. Além disso, temos bonecos com tecnologia de ponta — adultos, gestantes, crianças e bebês de alta fidelidade —para simular situações reais da clínica e de emergência. 

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR AGORA

Nossa Estrutura

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR AGORA

Cuidar de pessoas e salvar vidas 

Projeto Pedagógico estruturado

Conteúdo sólido e 
prática constante 

Projeto curricular integrado que une diversas áreas 

Elaborado para ensinar a você tudo o que precisa para exercer a Medicina como sempre sonhou. 

Nossa formação é humanista, crítica e reflexiva, em que você terá contato com a realidade da profissão logo de cara, vivenciando o serviço público de saúde, sendo desafiado a resolver problemas no gerenciamento de um hospital ou ambulatório, liderar equipes e se relacionar com outras profissões. 

Conecta as áreas biológica, psicológica, socioeconômica, cultural e ética, permitindo que você tenha uma formação completa. 

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR AGORA

Humanizart 

O Humanizart é um projeto de extensão que, desde 2012, enfatiza o quanto prezamos por uma formação humanística.

O grupo de alunos se veste de palhaço e vai até os hospitais, casas de repouso, abrigos e orfanatos para promover a humanização por meio da arte, levando sorriso, alegria e conforto para aqueles que estão em tratamento de saúde. Isso possibilita aos futuros médicos desenvolverem ainda mais a empatia e a compaixão. 

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR AGORA

DIGA “OI” PARA O HARVEY! 

Ele é um boneco simulador utilizado para desenvolver habilidades de avaliação cardíaca no leito, usado em mais de 50 países, e faz parte das aulas do curso de Medicina da UniCesumar já no primeiro ano. 

SIMULA ATÉ 50 CASOS DE DOENÇA CARDÍACA  

Das mais leves às mais graves, por exemplo, hipertensão, sopro inocente, cardiomiopatia, entre outras doenças. 

Conheça mais um companheiro: O sam! 

É também um boneco simulador, em tamanho real, com um sistema de mais de 100 sons cardíacos, respiratórios, intestinais e de sopros, normais e anormais, para você treinar a audição — com ou sem o estetoscópio — no momento de diagnosticar seus pacientes.

Sua tecnologia ainda inclui pulso palpável, 24 vídeos caseiros, 12 vídeos de ecocardiograma e formas de onda de cada som cardíaco, além de uma coleção de 24 sons reais de coração e pulmões, gravados ao vivo de pacientes.

Atlética

A Associação Atlética Acadêmica de Medicina da UniCesumar foi fundada com o propósito de integrar os estudantes do curso por meio de eventos esportivos e comemorativos, para se reunirem e se divertirem juntos 

Também tem como missão realizar ações sociais, como o 
1º Simpósio Social da AAAMC, em que contamos com a presença de 18 palestrantes, trazendo informações sobre Covid-19 e seu impacto nas diversas áreas da saúde. Com o dinheiro arrecadado neste evento, foi feita a doação de mais de 3 toneladas de alimentos. 

Baixe gratuitamente o nosso
Guia para quem conquistar a primeira vaga em Medicina

E confira as principais dicas e informações para 
conquistar sua vaga dos sonhos. 

BAIXAR GUIA

LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR
DE MICROSCOPIA 

LABORATÓRIO
MULTIDISCIPLINAR 

LABORATÓRIO
DE SIMULAÇÃO CLÍNICA 

Como estudar Medicina na Unicesumar? 

Você pode ingressar na UniCesumar por meio de vestibular, nota do Enem, transferência 
ou como portador de diploma. Além disso, há opções de financiamento pelo FIES 

e bolsas de até 100% pelo ProUni. 

4ª posição 
no CPC 2023*


90% dos professores mestres ou doutores

Nota máxima segundo avaliação do MEC 

Parcerias em mais 
de 14 países 

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR AGORA

Realize o seu sonho de Medicina 
com a Unicesumar 

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR AGORA
Grade de Disciplinas

Seu sonho é Cursar
 Medicina? 

Grade de Disciplinas — Carrossel acessível, leve e SEO‑friendly

Projeto curricular 
integrado 
que une diversas áreas 

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR AGORA
Grade de Disciplinas

Unicesumar

Vestibular 

Medicina 

FAQ Vestibular de Medicina - Unicesumar

Perguntas frequentes

Qual período de inscrições Medicina?

As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas no período de 18 de agosto a 20 de outubro de 2025.


Quantas vagas estão sendo ofertadas em Maringá?
  • 186 (cento e oitenta e seis) vagas para ingresso na 1ª série. A seleção ocorrerá mediante a realização da prova presencial (ou por meio da nota do Enem de 2015 a 2024). A prova será realizada no dia 25 de outubro de 2025, às 14h - horário de Brasília

  • 30 (trinta) vagas para ingresso na 2° série. A seleção dos candidatos de transferência e portador de diploma para ingresso na segunda série ocorrerá mediante análise curricular dos documentos comprobatórios enviados por e-mail. Para participar do processo, o candidato deverá:
    • Se inscrever no processo seletivo;
    • Realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$150,00;
    • Encaminhar os documentos comprobatórios para fins de análise curricular exclusivamente por e-mail ( captacao.online@unicesumar.edu.br )
    • Aguardar o resultado das convocações conforme edital.

  • 10(dez) vagas para ingresso na 3° série. A seleção dos candidatos de transferência e portador de diploma para ingresso na terceira série ocorrerá mediante análise curricular dos documentos comprobatórios enviados por e-mail. Para participar do processo, o candidato deverá:
    • Se inscrever no processo seletivo;
    • Realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$150,00;
    • Encaminhar os documentos comprobatórios para fins de análise curricular exclusivamente por e-mail ( captacao.online@unicesumar.edu.br )
    • Aguardar o resultado das convocações conforme edital.

  • 10 (dez) vagas para ingresso na 4° série. A seleção dos candidatos de transferência e portador de diploma para ingresso na quarta série ocorrerá mediante análise curricular dos documentos comprobatórios enviados por e-mail. Para participar do processo seletivo, o candidato deverá:
    • Se inscrever no processo seletivo;
    • Realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$150,00;
    • Encaminhar os documentos comprobatórios para fins de análise curricular exclusivamente por e-mail ( captacao.online@unicesumar.edu.br )
    • Aguardar o resultado das convocações conforme edital.

  • Importante: para transferência externa, os candidatos deverão apresentar currículos integralmente cursos no Brasil. Para portador de diploma da área da saúde, são aceitos os seguintes cursos: Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
Quantas vagas estão sendo ofertadas em Corumbá?
  • 50 (cinquenta) vagas para ingresso na 1° série.

  • 05 (cinco) vagas para ingresso na 2° série como transferência externa (instituições brasileiras e estrangeiras, cursado no mínimo 1.000 horas) ou portador de diploma da área da saúde (Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia).

  • 10 (dez) vagas para ingresso na 3° série como transferência externa (instituições brasileiras e estrangeiras, cursado no mínimo 2.100 horas) de conteúdo fundamental de medicina

  • 35 (trinta e cinco) vagas para ingresso na 4° série como transferência externa (instituições brasileiras e estrangeiras, cursado no mínimo 3.200 horas) de conteúdo fundamental de medicina.
Qual a data da prova presencial do Processo Seletivo de Medicina?
  • A prova presencial do processo seletivo será realizada no dia 25 de outubro de 2025, às 14h - horário de Brasília.

  • Os candidatos deverão comparecer à sala de prova com 1 (uma) hora de antecedência munidos de documento oficial com foto e comprovante de inscrição.
Qual o valor da taxa de inscrição?
  • O valor da taxa de inscrição é de R$150,00 (cento e cinquenta reais). O valor da taxa de inscrição é único para ingresso na 1° ou demais séries de Maringá ou Corumbá, concorrência única ou simultânea.

  • O pagamento da taxa de inscrição possui caráter definitivo, não sendo possível a devolução em nenhuma hipótese.
Em quais locais as provas serão realizadas?
  • Os candidatos que optarem por concorrer na unidade de Maringá, as provas aconteceram simultaneamente nas unidades de Curitiba - (Rua Itajubá, 673 - Portão, Curitiba - Paraná) e Maringá - (Av. Guedner, 1610 - Jardim Aclimação, Maringá, Paraná).

  • Os candidatos que optarem por concorrer na unidade de Corumbá, as provas aconteceram simultaneamente nas unidades de Campo Grande - (Rua Euclides da Cunha, 1216 - Centro - Campo Grande, Mato Grosso do Sul) e Corumbá - (Rua Pedro de Medeiros, n° 371 - Popular Velha - Corumbá, Mato Grosso do Sul).
Tem reembolso do valor da taxa de inscrição?
  • Conforme previsto em edital, não serão devolvidos valores referentes à taxa de inscrição, exceto nos casos previstos do artigo 5 (o processo poderá ser cancelado ou prorrogado na eventualidade de não haver número mínimo de candidatos inscritos para seleção e matrícula.)
O candidato "TREINEIRO" terá direito a matrícula?
  • Os candidatos que participarem do vestibular na condição de treineiro e obtiverem classificação como aprovação poderão garantir sua vaga e ingresso mediante efetivação da matrícula para o semestre subsequente, condicionada ao pagamento da primeira mensalidade do curso. Entretanto, a frequência às atividades do curso de Medicina somente será permitida após a conclusão do Ensino Médio, devidamente comprovada nos termos da legislação vigente.
Como será a realização da prova para os Sabatistas?
  • O candidato SABATISTA deverá encaminhar a declaração de membro expedida pela respectiva igreja, em papel timbrado e assinado pelo representante religioso, até o dia 18 de outubro de 2025, pelo link que receberá no e-mail cadastrado ou encaminhar via e-mail para captacao.online@unicesumar.edu.br

  • O candidato SABATISTA deverá comparecer ao local de prova até às 14h e permanecerá em situação de isolamento, junto àqueles que estão em situação similar, até o horário previsto para participar da prova, a fim de garantir a idoneidade e isonomia do processo seletivo.

  • O candidato receberá água e lanche providenciado pela IES.

  • A prova para os candidatos SABATISTA será realizada a partir das 19h do mesmo dia, com o mesmo tempo de duração, período mínimo de permanência e condições de realização.
Quais os documentos necessários para realização da prova?
  • Os candidatos deverão comparecer à prova munidos de: documento de identificação original e oficial com foto, expedido pelos órgãos competentes e comprovante de inscrição (que poderá ser um print do pagamento da taxa).

  • São considerados documentos oficiais de identificação: Cédula de Identidade expedida pelas secretarias de Segurança Pública, pelas forças armadas e polícia militar; Carteira de trabalho; Cédula de identidade para estrangeiros; Cédula de identidade fornecida por Ordens ou Conselhos Profissionais; Passaporte emitido pela República Federativa do Brasil; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto.

  • Não serão aceitos documentos no formato Digital/Eletrônico e com validade expirada.

  • O candidato impossibilitado de apresentar os documentos exigidos no dia da prova por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento oficial que ateste o registro da ocorrência (Boletim de Ocorrência), expedido por órgão oficial no máximo nos 15 (quinze) dias anteriores à realização da prova e outro documento que contenha fotografia e assinatura do candidato.
A Unicesumar fornecerá lanche e material para realização da prova?
  • Sim. Será fornecido lápis, caneta e borracha para realização da prova e o aluno é proibido de usar materiais pessoais. Também serão fornecidos alimento e água e caso o candidato opte por trazer seu próprio alimento - deverá chegar com 1h de antecedência e apresentar-se na enfermaria para avaliação.
O candidato poderá solicitar atendimento especial?
  • Sim. Será concedido atendimento especial ao candidato com deficiência ou outra condição que exija recursos específicos para realizar a prova.

  • O candidato deverá informar no campo específico do formulário de inscrição qual a deficiência e descrever, no campo observações, qual tipo de atendimento será necessário.

  • O candidato terá que encaminhar o laudo médico emitido por um especialista da área ou por uma equipe multidisciplinar, em papel timbrado, há menos de um ano, por meio de um link de upload recebido no e-mail (caso não receba o link deverá encaminhar para captacao.online@unicesumar.edu.br )

  • A prova para o candidato com deficiência será realizada no mesmo campus, data e horário dos demais candidatos.

  • As condições especiais serão analisadas e deferidas ou indeferidas pela Comissão do processo seletivo e o retorno será encaminhado por e-mail em até 72h após o encerramento das inscrições para o atendimento especial.

  • O candidato que não enviar os documentos necessários ou tiver a solicitação indeferida, deverá realizar a prova nas mesmas condições que os demais candidatos.
Quando será divulgado o resultado do processo seletivo?

Abaixo, segue as datas que serão divulgados os resultados das chamadas de medicina (Maringá/Corumbá) e o prazo que o candidato deverá comprovar a documentação de matrícula prevista em edital.


Convocação Publicação Matrícula
1ª Chamada 31/10/2025 31/10 a 07/11/2025
2ª Chamada 10/11/2025 10/11 a 14/11/2025
3ª Chamada 17/11/2025 17/11 a 21/11/2025
4ª Chamada 24/11/2025 24/11 a 28/11/2025
Como funcionará o processo de matrícula?
  • Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação de matrícula prevista em edital por meio eletrônico (link de upload da Sydle) conforme as datas estabelecidas no edital.

  • Caso o candidato deseje vir presencial realizar a matrícula, poderá comparecer a unidade de convocação com os documentos oficiais e originais para que o setor do multiatendimento auxilie o candidato a realizar upload dos documentos no link.

  • Os documentos encaminhados serão analisados e o candidato será comunicado via e-mail sobre o seu processo de matrícula e caso haja necessidade de regularizar algum documento, receberá um link de regularização (dentro do prazo da chamada).

  • Se aprovada a documentação, receberá um contrato para coleta de assinatura do candidato; responsáveis legais (se menor de idade) e dos devedores solidários (caso opte pelo pagamento mensal).

  • Se optar pelo pagamento anual, será dispensado de apresentar o fiador, devendo apenas apresentar os documentos pessoais.

  • O boleto referente à primeira parcela da anuidade (julho), estará disponível, no ambiente online, para pagamento e sua quitação é a condição necessária para efetivação da matrícula.
Quais os documentos necessários para matrícula de Medicina?

DOCUMENTAÇÃO DO CANDIDATO

  1. Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente, acompanhado do Certificado de Conclusão. O candidato com curso superior deve apresentar o diploma e os documentos do Ensino Médio.
  2. Documento de identidade – RG/RNE.
  3. Cadastro de Pessoa Física – CPF.
  4. Passaporte (para candidato estrangeiro com visto de estudante válido para a UNICESUMAR).
  5. Certidão de Nascimento ou Casamento (com averbação de divórcio, se for o caso).
  6. Atestado de Vacina (atualizado).
  7. Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinado por todos os contratantes. Recebido por meio eletrônico para assinatura após aprovada a documentação.

DOCUMENTOS DO DEVEDOR SOLIDÁRIO

  1. Ficha de Cadastro de devedor solidário (uma ou duas conforme for o caso) - preenchimento eletrônico.
  2. Comprovante de residência atualizado, com no máximo 30 dias (conta de água, luz ou telefone fixo), do(s) devedor(es) solidário(s)
  3. Declaração de Imposto de Renda (ano calendário 2024) completa e com as páginas de recibo.
  4. Apresentação de 2 (dois) bens imóveis registrados e livres de ônus, em nome do(s) devedor(es) solidário(s) – matrícula atualizada com até 30 dias.
  5. Certidão de Nascimento ou Casamento (com averbação de divórcio, se for o caso).
  6. Comprovante de Renda – o(s) devedor(es) solidário(s) devem comprovar renda mínima de 1,5 (uma vez e meia) vezes o valor da mensalidade.A comprovação da renda poderá ser feita por meio da Declaração do Imposto de Renda ou apresentação dos 3 (três) últimos holerites, juntamente com cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social atualizada
  7. RG e CPF do Devedor Solidário e respectivo Cônjuge.
  8. Certidão de Casamento (com averbação de divórcio ou óbito, se for o caso) ou Certidão de Nascimento, se solteiro, do(s) devedor(es) solidário(s).
  • Caso o candidato não possua a documentação completa do Ensino Médio no ato da matrícula, deverá apresentar a declaração de conclusão, expedida com no máximo 30 dias, em folha timbrada pelo colégio/escola.

  • Os documentos completos devem ser apresentados nos prazos estabelecidos e contidos no termo de compromisso, assinado no ato da matrícula. A não apresentação desta documentação acarretará no cancelamento da matrícula.

  • Os candidatos que não procederem à respectiva matrícula nos dias e horários previstos serão considerados desistentes, sendo convocados para as suas vagas, por ordem de classificação, os candidatos subsequentes, os quais deverão realizar a matrícula na data determinada do edital.
Caso o aluno opte por cancelar a matrícula após o pagamento da 1° mensalidade, quais os procedimentos? Tem reembolso da mensalidade?
  • O candidato deverá formalizar a solicitação de cancelamento junto ao setor de Multiatendimento.

  • Receberá 70% de devolução da 1° mensalidade quando solicitado o cancelamento da matrícula até o primeiro dia útil anterior ao início das aulas.

  • Receberá 50% de devolução da 1° mensalidade quando solicitado o cancelamento da matrícula em até 07 (sete) dias corridos, a partir da data do início das atividades escolares previstas em calendário acadêmico, não havendo reembolso após esse período.

Versão Data da publicação Responsável
3.0 12/05/2025 Bruno Cesar Souza da Silva

Realize o seu sonho de Medicina 
com a Unicesumar 

medicina
INSCREVA-SE NO VESTIBULAR AGORA
Logo Unicesumar

Deseja solicitar atendimento especial?

É treineiro?

É sabatista?

* Campos obrigatórios. Ao enviar, você concorda com nossos termos de uso e politicas de privacidade.
FAQ Vestibular de Medicina - Unicesumar

Perguntas frequentes

Qual período de inscrições Medicina?

As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas no período de 18 de Agosto a 20 de Outubro de 2025.

Quantas vagas estão sendo ofertadas em Maringá?
  • 186 (cento e oitenta e seis) vagas para ingresso na 1ª série. A seleção ocorrerá mediante a realização da prova presencial (ou por meio da nota do Enem de 2015 a 2024). A prova será realizada no dia 25 de outubro de 2025, às 14h - horário de Brasília
  • 30 (trinta) vagas para ingresso na 2° série. A seleção dos candidatos de transferência e portador de diploma para ingresso na segunda série ocorrerá mediante análise curricular dos documentos comprobatórios enviados por e-mail. Para participar do processo, o candidato deverá:
    • Se inscrever no processo seletivo;
    • Realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$150,00;
    • Encaminhar os documentos comprobatórios para fins de análise curricular exclusivamente por e-mail ( captacao.online@unicesumar.edu.br )
    • Aguardar o resultado das convocações conforme edital.

  • 10(dez) vagas para ingresso na 3° série. A seleção dos candidatos de transferência e portador de diploma para ingresso na terceira série ocorrerá mediante análise curricular dos documentos comprobatórios enviados por e-mail. Para participar do processo, o candidato deverá:
    • Se inscrever no processo seletivo;
    • Realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$150,00;
    • Encaminhar os documentos comprobatórios para fins de análise curricular exclusivamente por e-mail ( captacao.online@unicesumar.edu.br )
    • Aguardar o resultado das convocações conforme edital.

  • 10 (dez) vagas para ingresso na 4° série. A seleção dos candidatos de transferência e portador de diploma para ingresso na quarta série ocorrerá mediante análise curricular dos documentos comprobatórios enviados por e-mail. Para participar do processo seletivo, o candidato deverá:
    • Se inscrever no processo seletivo;
    • Realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$150,00;
    • Encaminhar os documentos comprobatórios para fins de análise curricular exclusivamente por e-mail ( captacao.online@unicesumar.edu.br )
    • Aguardar o resultado das convocações conforme edital.

  • Importante: para transferência externa, os candidatos deverão apresentar currículos integralmente cursos no Brasil. Para portador de diploma da área da saúde, são aceitos os seguintes cursos: Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
Quantas vagas estão sendo ofertadas em Corumbá?
  • 50 (cinquenta) vagas para ingresso na 1° série.

  • 05 (cinco) vagas para ingresso na 2° série como transferência externa (instituições brasileiras e estrangeiras, cursado no mínimo 1.000 horas) ou portador de diploma da área da saúde (Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia).

  • 10 (dez) vagas para ingresso na 3° série como transferência externa (instituições brasileiras e estrangeiras, cursado no mínimo 2.100 horas) de conteúdo fundamental de medicina

  • 35 (trinta e cinco) vagas para ingresso na 4° série como transferência externa (instituições brasileiras e estrangeiras, cursado no mínimo 3.200 horas) de conteúdo fundamental de medicina.
Qual a data da prova presencial do Processo Seletivo de Medicina?
  • A prova presencial do processo seletivo será realizada no dia 25 de outubro de 2025, às 14h - horário de Brasília.

  • Os candidatos deverão comparecer à sala de prova com 1 (uma) hora de antecedência munidos de documento oficial com foto e comprovante de inscrição.
Qual o valor da taxa de inscrição?
  • O valor da taxa de inscrição é de R$150,00 (cento e cinquenta reais). O valor da taxa de inscrição é único para ingresso na 1° ou demais séries de Maringá ou Corumbá, concorrência única ou simultânea.

  • O pagamento da taxa de inscrição possui caráter definitivo, não sendo possível a devolução em nenhuma hipótese.
Em quais locais as provas serão realizadas?
  • Os candidatos que optarem por concorrer na unidade de Maringá, as provas aconteceram simultaneamente nas unidades de Curitiba - (Rua Itajubá, 673 - Portão, Curitiba - Paraná) e Maringá - (Av. Guedner, 1610 - Jardim Aclimação, Maringá, Paraná).

  • Os candidatos que optarem por concorrer na unidade de Corumbá, as provas aconteceram simultaneamente nas unidades de Campo Grande - (Rua Euclides da Cunha, 1216 - Centro - Campo Grande, Mato Grosso do Sul) e Corumbá - (Rua Pedro de Medeiros, n° 371 - Popular Velha - Corumbá, Mato Grosso do Sul).
Tem reembolso do valor da taxa de inscrição?
  • Conforme previsto em edital, não serão devolvidos valores referentes à taxa de inscrição, exceto nos casos previstos do artigo 5 (o processo poderá ser cancelado ou prorrogado na eventualidade de não haver número mínimo de candidatos inscritos para seleção e matrícula.)
Quais os documentos necessários para realização da prova?
  • Os candidatos deverão comparecer à prova munidos de: documento de identificação original e oficial com foto, expedido pelos órgãos competentes e comprovante de inscrição (que poderá ser um print do pagamento da taxa).

  • São considerados documentos oficiais de identificação: Cédula de Identidade expedida pelas secretarias de Segurança Pública, pelas forças armadas e polícia militar; Carteira de trabalho; Cédula de identidade para estrangeiros; Cédula de identidade fornecida por Ordens ou Conselhos Profissionais; Passaporte emitido pela República Federativa do Brasil; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto.

  • Não serão aceitos documentos no formato Digital/Eletrônico e com validade expirada.

  • O candidato impossibilitado de apresentar os documentos exigidos no dia da prova por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento oficial que ateste o registro da ocorrência (Boletim de Ocorrência), expedido por órgão oficial no máximo nos 15 (quinze) dias anteriores à realização da prova e outro documento que contenha fotografia e assinatura do candidato.
A Unicesumar fornecerá lanche e material para realização da prova?
  • Sim. Será fornecido lápis, caneta e borracha para realização da prova e o aluno é proibido de usar materiais pessoais. Também serão fornecidos alimento e água e caso o candidato opte por trazer seu próprio alimento - deverá chegar com 1h de antecedência e apresentar-se na enfermaria para avaliação.
Caso o aluno opte por cancelar a matrícula após o pagamento da 1° mensalidade, quais os procedimentos? Tem reembolso da mensalidade?
  • O candidato deverá formalizar a solicitação de cancelamento junto ao setor de Multiatendimento.

  • Receberá 70% de devolução da 1° mensalidade quando solicitado o cancelamento da matrícula até o primeiro dia útil anterior ao início das aulas.

  • Receberá 50% de devolução da 1° mensalidade quando solicitado o cancelamento da matrícula em até 07 (sete) dias corridos, a partir da data do início das atividades escolares previstas em calendário acadêmico, não havendo reembolso após esse período.

Versão Data da publicação Responsável
3.0 12/05/2025 Bruno Cesar Souza da Silva

Realize o seu sonho
de Medicina com a Unicesumar

Estudante de medicina sorrindo em um ambiente de laboratório. INSCREVA-SE NO VESTIBULAR AGORA
* Campos obrigatórios. Ao enviar, você concorda com nossos  termos de uso e politicas de privacidade.